domingo, 20 de julho de 2008

Rectificações


“[…] O jornal de hoje continha uma notícia sobre a produção real pela qual se verificava que as profecias estavam redondamente erradas. O serviço de Winston era rectificar as cifras originais, fazendo com que concordassem com as posteriores. Quanto à terceira mensagem referia-se a um simples erro, que poderia ser rectificado num minuto. Recentemente, em Fevereiro, o Ministério da Fartura dera a público uma promessa (“o penhor categórico” eram as palavras oficiais) de que não haveria corte da ração de chocolate em 1984. Na verdade, […], a ração do chocolate deveria ser reduzida de trinta e quatro gramas no fim da semena. Bastava portanto substituir a promessa original por uma advertência de que provavelmente seria necessário reduzir a ração por volta de Abril. [...]
Dia a dia e quase minuto a minuto o passado era actualizado. Desta forma era possível demonstrar com prova documental todas as profecias do Partido...”

George Orwell, 1984

__________

Não acredito em bruxas mas, alguém me explica qual a razão pela qual muitos números do boletim municipal do Seixal deixaram de estar disponíveis on-line? Mais, o que terá levado à adopção do formato pdf. ?

Sem comentários: