terça-feira, 8 de julho de 2008

Asas da Liberdade

Um dia depois de ter terminado o prazo para a entrega de candidaturas às eleições angolanas, que se realizam a 5 de Setembro e, a poucos dias do início da campanha eleitoral, as autoridades angolanas decidiram suspender a Rádio Despertar … mas, hoje também é notícia a condenação de um jornalista angolano César Silveira “na pena de um ano de multa à razão de 300 Kwanzas por dia. Mais vai o réu condenado a pagar 50 mil Kwanzas de taxa de justiça”. “A conduta do réu, segundo o magistrado, foi agravada com as circunstâncias primeira, premeditação, e décima segunda, aleivosia, ambas do artigo 34º do Código Penal."
O recado, para a comunicação social angolana, dificilmente poderia ser mais claro.

"Com a aproximação das eleições legislativas, a limitação do pluralismo mediático perturba o necessário debate democrático. Por outro lado esta medida é ilegal pois ele é baseada na antiga lei de 1993, revogada em 2006 pela nova lei de imprensa." Ver, RSF.

2 comentários:

Paulo Edson Cunha disse...

Boa noite,
É o Seixal um concelho seguro?
Veja e comente em "A Revolta das Laranjas" e leia o seu comentário no "Comércio do Seixal e Sesimbra"

http://pauloedsonc.blogspot.com/2008/07/comrcio-do-seixal-e-sesimbra-tema-da.html

CJBR1966 disse...

Catarina:

Ninguém critica Eduardo dos Santos, nem a esquerda (PCP e BE) por simpatias políticas e mesmo o centro e a direirta direita ( a nível oficial, PSD e até o PP, poucas vozes criticam o regime aí vigente, excepto talvez o Pacheco Pereira)) porque não quer causar problemas diplomáticas, A Angola é um PALOP e ninguém quer ferir susceptibilidades.. é hipocrisia da política internacional.
(Quem critica também a China, um país também violador dos direitos humanos e onde até recebe elogios de países democráticos??? E ainda por cima é premiado com a realização no seu solo os Jogos Olímpicos).
A política internacional é a "coisa" mais negra e hipócrita que existe, são os interesses geopolíticos e económicos que contam... o resto são conversas....