sexta-feira, 26 de março de 2010

Lisboa: cidade emparedada


Lisboa, cidade do Tejo.
Agora que as Tágides se calaram afogadas nas águas poluídas do Tejo, agora que as varinas se encontram convertidas às delícias dos hipermercados ... eis, que surge a necessidade de encontrar uma definição para a "Cidade das 7 colinas". Talvez, no futuro, se a passividade e permissividade o permitirem Lisboa possa ser chamada a "Cidade dos Contentores". Essa, será de facto, a imagem mais marcante. Uma cidade emparedada pela vertigem dos interesses económicos cada vez mais patentes nas voltas e reviravoltas deste nebuloso processo. Que o diga o proprietário do cartaz ...
A imagem de um país que não respeita, nem preserva o que de mais emblemático tem. Neste contexto, não posso deixar de chamar a atenção para as palavras avisadas do deputado Luís Rodrigues:

sábado, 20 de março de 2010

Quando o humor é uma ilha...



A Ilha Presidencial é anunciada como uma oportunidade para ver os presidentes latino-americanos em calções, um pouco ao jeito dos "perdidos".
Trata-se do trabalho de um grupo de jovens venezuelanos que usa a internet para mostrar que, por aquelas bandas, ainda há quem se atreva a fazer humor.

A similitude


Depois de ler isto ... não resisti.
Relembrar Calimero tornou-se inevitável.
Sim, quantas semelhanças entre os dois personagens!...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Advertências


A Comissão Europeia enviou para Portugal as advertências finais relativas à qualidade do ar.

De salientar, que de acordo com o relatório de 2008 (o último disponível), na região sul da área metropolitana de Lisboa, o dióxido de enxofre e as partículas em suspensão no ar ultrapassam o estabelecido pela directiva europeia 1999/30/CE, pelo que Portugal se sujeita a uma penalização financeira.

"Os dados analisados revelam que, em 2008, três estações da península ultrapassaram o limite máximo de excedências diárias para o poluente PM10: Paio Pires (Seixal) com 63 dias em excesso, Escavadeira (Barreiro) com 46 dias em excesso, e Alto Seixalinho (Barreiro) com 42 dias em excesso. Este ano [2009], as três estações voltaram a ultrapassar o número máximo de dias de excedência (35 dias por ano), constatam os ambientalistas. Como causas deste cenário, apontam o tráfego rodoviário e a indústria." in, i+

Problemas cardiovasculares, cancro do pulmão e morte prematura, são algumas das maleitas resultantes da próximidade deste tipo de poluição.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Notícias do Paraíso ...

A 13 de Janeiro, surgiu na blogosfera a notícia da morte - por fome e frio - de mais de trinta pacientes do Hospital Psiquiátrico de Havana. No dia seguinte, a Comissão de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional anunciava confirmava e, a 15 de Janeiro, o Ministerio da Saúde cubano, admitiu a morte de 26 pessoas.

Perante as fotos, alguém tem dúvidas da "face oculta" deste regime?

terça-feira, 16 de março de 2010

Saudade do espanto


Quando já nada nos espanta, nem envergonha então, devemos preocupar-nos.

Vem esta reflexão, a propósito, das contínuas revelações que os jornais fazem sobre os prémios e, demais mordomias dos administradores do sector empresarial do estado.

Em época de crise assumida , de cinto bem apertado para a maior parte das famílias portuguesas, os números, chegam a ser ofensivos do pudor.

O mais estranho é que toda esta situação "pantârosa" se tornou de tal forma costumeira que se entranhou.

Já não suscita clamor, nem indignação. Limitamo-nos a "tomar conhecimento".

Aceitámos. Aceitamos.

Até quando?


quinta-feira, 11 de março de 2010

Cuidado, cibernautas à solta!

Dia 12 de Março, comemora-se o dia internacional contra a ciber-censura.
Leia aqui, o relatório dos Repórteres Sem Fronteiras, relativo ao modo como se condiciona o acesso à informação, nesta "democracia" de partido único ...
E veja aqui, a lista dos países (alguns considerados "democracias genuínas") que também se deixam levar pela tentação...
Felizmente que nada disto seria possível no Seixal, "Terra de Abril" ....