sábado, 29 de janeiro de 2011

Seixal acreditou em Cavaco


A leitura dos resultados eleitorais comprovam, uma fez mais, que há homens capazes de desfazer mitos. O mito de um distrito “vermelho”, um distrito condenado a uma certa ideia de “esquerda” cedeu perante Aníbal Cavaco Silva.

Vejamos o exemplo do concelho de Seixal. Neste concelho (a exemplo do que já acontecera no passado) Cavaco Silva ganhou em todas as freguesias (em Fernão Ferro atingiu mesmo os 42%), excepto no Seixal, onde perdeu tangencialmente para Francisco Lopes, confirmando-se desta forma a regra: ganhou Cavaco Silva, Francisco Lopes ficou em quarto lugar no concelho de Seixal, ficou atrás de Alegre, ficou depois de Nobre. Isto é um facto, insofismável.

Magra satisfação esta vitória por meros 40 votos na mais pequena (se bem que simbólica) freguesia de um concelho de quase 130 000 eleitores! Mesmo assim, há quem se consiga regozijar...

Quanto à abstenção, desde há muito que ela é preocupante no concelho de Seixal. Penso aliás, que algumas freguesias são recordistas nacionais neste triste aspecto particularmente em eleições autárquicas. Curiosamente, este facto tem sido sistematicamente minimizado pelo "poder local democrático" agora, contudo, descobriram horrorizados os números da abstenção. Mas, de facto comparativamente, nas eleições autárquicas votaram menos 0,1% dos eleitores!

Os 53,73% de abstenções (das presidenciais) estão ligeiramente acima da média nacional, ao contrário do que sucede com as autárquicas, em que a média nacional se situa entre os 38 e os 43%, contra os mais de 53% do Seixal.

O PCP (já que os "verdes" são obra da ficção) tem perdido todas as eleições no Seixal desde há mais de uma década, com excepção das autárquicas. Isto deve levar-nos a reflectir sobre os fundamentos do poder instalado. Por um lado, os condicionamentos existentes na "comunicação social" domesticada (com louváveis mas, frágeis excepções), por outro lado, as associações e colectividades (ultra-)dependentes de subsídios para sobreviverem. Para não falar, dos próprios funcionários e suas famílias preocupados com eventuais e fictícias ameaças ao seu posto de trabalho, caso...

Sem comentários: