quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Assim vai a Democracia na América Latina

Protestos em Caracas contra decisão do Supremo

A poucos dias de uma eleições que pareciam “canja” crescem os protestos na Bolívia, ao ponto de Morales vir falar de “golpe de Estado”.

Os protestos contra Morales têm subido de tom levando, inclusivamente, ao cancelamento dos presidentes da Argentina e Venezuela, Cristina Fernández, e Hugo Chávez devido à violência dos confrontos nas ruas que já causaram várias vítimas. Diversos governadores e presidentes de câmara estão em greve de fome de, Os protestos ficam a dever-se à redução da subvenção estatal para as regiões de forma a financiar os gastos do poder central.

Entretanto, na Venezuela 271 pessoas, na maioria opositores a Chávez, foram impedidas de se candidatarem nas eleições municipais. A decisão do Supremo Tribunal suscitou a indignação e estas palavras desassombradas de Leopoldo López, actual alcaide de Chacao:

"El presidente [Hugo] Chávez es el autor de esta maniobra, es un cobarde que se oculta detrás del Tribunal Supremo y del contralor, pero, de todos modos, la oposición ganará las elecciones."


Sem comentários: