quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O Triunfo dos Metralhas?


Assaltos a gasolineiras, ourivesarias, bancos … homícidios alguns com contornos no mínimo estranhos (desde quando à que se executa alguém, em casa, na presença de testemunhas?) mostram que o sentimento de impunidade cresceu, até um nível preocupante. Os assaltos a tribunais quase se tornam exemplares do descalabro da segurança em Portugal. E se é um facto que as estatísticas oficiais nos colocam abaixo da média europeia em matéria de crime, também é um facto que muitos crimes que são prontamente denunciados na Suécia (141 crimes/1000 hab.), em Portugal (37 crimes/1000 hab.), nunca chegam ao conhecimento das autoridades. Porquê? Ora, que iriam eles fazer?
Talvez seja tempo de se reflectir no que isto significa. Significa que ao contrário do que acontece na Suécia, as vítimas se calam. em lugar. de denunciar os crimes de que foram alvo; significa, que muitos crimes não têm punição; significa, que o cidadão comum não confia nem na eficácia da polícia, nem na Justiça; significa, que a insegurança real nunca é uma preocupação real porque pode ser sempre desmentida pelas estatísticas logo, está tudo bem no melhor dos mundos possíveis...
__________
A visibilidade mediática dos crimes nas últimas semans forçaram a obtenção de resultados e a ajustes e à adopção de medidas diria extraordinárias ... é caso para dizer, depois da casa arrombada trancas às porta.

Sem comentários: