sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Grilhetas douradas


O governo russo anunciou que vai lançar uma nova campanha. O ministro das Comunicações e da Informação está a preparar uma nova lei destinada a encorajar os media a deixar de promover a “liberdade individual e a riqueza”. Em lugar disso, o ministério pretende que seja promovido “o culto da saúde, do patriotismo e, de uma vida socialmente responsável”… ou seja, os russos terão cada vez menos liberdade de informação já que esta se encontra superiormente determinada.

O facto de esta campanha ser “voluntária” não quer dizer muito já que nos últimos anos a imprensa russa sofrido uma pressão constante por parte do poder (político, económico…) com órgãos de comunicação a serem fechados, programas a serem cancelados, jornalistas a serem presos e até assassinados. A mesma pressão se exerce sobre os blogs. São vários os bloggers perseguidos judicialmente por serem considerados “extremistas”.

A apetência pelo controle da informação não é novidade mas, torna-se mais premente num momento em que se considera que a Rússia está a perder a “batalha da informação” . Mais premente será ainda, quando as consequências desta incursão por terras georgianas se fizerem sentir no dia a dia dos russos. A Rússia está dependente do investimento e da tecnologia ocidentais [ a Europa está, largamente dependente da Rússia em termos de energia mas, a Rússia precisa dos capitais europeu ]. Os oligarcas preferem ter as suas contas nos bancos da Suiça, as suas casas no sul de Espanha, as suas equipas no Reino Unido e precisam de dinheiro, de visas… Portanto, será necessário inflamar paixões, e ressuscitar “inimigos externos” e métodos antigos, para obrigar os russos a este apertar do cinto, que terá fatalmente influência no desemprego, inflação …

_______

A fuga dos capitais estrangeiros está a fazer-se sentir mesmo antes de qualquer sanção oficial.

Entretanto, e enquanto a U.E empata as sanções, a Geórgia anuncia a ruptura da relações diplomáticas com Moscovo.

Sem comentários: