quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Histórias da Guerra Suja

Uma das histórias que tenho acompanhado com interesse nos últimos meses é a saga dos prisioneiros das FARC. Esta semana, o Der Spiegel (na sua versão inglesa) dedicou a sua atenção a este tema publicando uma entrevista com um ex-guerrilheiro que declara que o que move as FARC não é a ideologia mas o dinheiro; um outro artigo é dedicado aos familiares de Ingrid Bettencourt e à longa e desesperante espera desta família, apenas uma das centenas de famílias que vivem no seu quotidiano um drama interminável, um luto pelos entes queridos vivos, que se crêem vivos, e que tal como Ingrid vão definhando num cativeiro cujo único sentido é o de serem utilizados como escudos vivos nas operações militares.





Não deixa de ser lamentável o à vontade e a sem vergonha, com que esta organização tem sido convidada a participar na festa do Avante. Veja-se este artigo publicado no Avante e tiram-se as devidas ilações não só sobre a referida festa mas, sobretudo, sobre apatia com que a sociedade portuguesa recebe tais "convidados" que em muitos outros lugares seriam indiscutivelmente "persona non grata".

2 comentários:

Filipe de Arede Nunes disse...

Infelizmente a posição do PCP sobre este assunto é condizente com a sua forma de ver a sociedade e de a pensar. Criar uma realidade paralela e acreditar religiosamente no que se diz é a vertente mais destacada que o PCP encontra de proteger as suas ingénuas crenças e as suas inacreditáveis posições.
Continuação do bom trabalho.
Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Anónimo disse...

Essa situação faz-me lembrar umas vividas nas antigas "Cantigas de Maio", em que eram constantemente convidadas certos grupos do País Basco que vinham fazer a sua campanha pela sua inde pendencia e claro, eram pagos para actuar aqui por dinheiro dos contribuintes. E quanto desse dinheiro ia para os fundos da ETA??