quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Seixal Virtual - Seixal Real (1)

Descubra a Margem oculta.

Que imagens se escondem por detrás da imagem, que nos querem projectar?



Aldeia de Paio Pires

Amora (Fogueteiro)

Arrentela

Miratejo



Imagens roubadas em skyscrapercity
Outras imagens do Seixal que temos encontram-se aqui, aqui, ou aqui.

A realidade, fica bem longe da imagem de qualidade que a propaganda (oficial) se atarefa em “vender”. Como se pode ver, o Seixal , é uma manta de desequilíbrios urbanos (arquitectónicos, urbanísticos mas também sociais, ambientais e económicos).
Não se fez da proximidade a Lisboa, uma vantagem adicional para o desenvolvimento, em lugar disso, apostou-se numa política de crescimento descontrolado que tem levado a um nivelamento por baixo e à consequente “suburbanização” do concelho (as imagens são esclarecedoras).
Procura-se criar uma imagem atractiva, aproveitando a sua proximidade relativamente à capital, para atrair investimento nas áreas empresariais e tecnológicas, mas, descurou-se por completo a valorização os seus recursos hídricos e florestais bem como o seu património edificado.
Cada vez mais este é um Seixal de betão com algumas tristes ilhas de verde, a que se chama pomposamente “parque”, entretando, parece haver um empenho redobrado em destruir tudo o que era o “verde original” arrasando-o (activa ou passivamente) de forma sistemática.

2 comentários:

Anónimo disse...

JSD LANÇA OUTDOOR A EXIGIR REPARAÇAO DE 2 ESTRADAS MUITO DEGRADADAS

"JSD PROPÕE – PCP CHUMBA
Degradação das estradas do Seixal"

"A Forma como o PCP trata os problemas reais da população é no mínimo lamentável. Uma Vergonha"

Tudo em:
WWW.JUVENTUDESEIXAL.BLOGSPOT.COM
WWW.JSDSEIXAL.COM/BLOG

Anónimo disse...

Curiosa comparação entre o a utopia vermelha e o cinzentismo da realidade. Afinal à 34 anos que vivemos sobre este manto... haja quem acorde...