A (H1N1) ... não mais poderei associar à gripe, o Speedy Gonzalez! Temia-se que a designação de "gripe mexicana" provocasse reacções xenofóbicas... e já que as consequências económicas são inevitáveis pois, o México, como destino turístico, ficará de quarentena até ao final deste episódio, procurou-se encontrar um nome ... neutro. Excelente escolha: A(H1N1)!
Imagino já as conversas entre um Oseltamivir e, o tradicional chá de mel com limão:
- Então engripado?
- Sim, tenho A(H1N1).
____
Ora, cavalgando a onda do politicamente correcto, proponho fazer uma campanha para que a caravela-portuguesa, deixe de ser assim designada, uma vez que, pelas suas propriedades, esta espécie de alforreca é não só perigosa, como potencialmente letal. Nós portugueses nunca deveríamos ter sido associados a este temível ser. Precisaremos de um nome encriptado. Aceito sugestões.
_____
___
Já aqui falei sobre teorias conspiratórias na origem do vírus, eis a lista completa ... entretanto continua a crescer o número de casos.
1 comentário:
A designação do vírus já é conhecida há muito tempo. Agora que se sabe a que estirpe pertence porque não chamar o vírus pelo nome - A H1N1?
Obviamente não foi uma escolha ao acaso porque, nesse caso teriam escolhido batatas com bacalhau ou torresmos. O A designa o tipo (só há 3 - A, B e C), o H e o N são siglas de proteínas na camada do Envelope lipídico. O 1, 2 e por aí fora são os tipos de H e N presentes nessa camada.
Lê isto:
http://o-outro-universo.blogspot.com/2009/05/o-que-e-gripe-suina-influenza-h1n1.html
Enviar um comentário