Num país em que o desemprego afecta cerca de 40% da população activa, a inflação atinge os 231 000 000%, metade da população necessita de ajuda alimentar e onde a imigração para a África do Sul deixou de ser uma hipótese viável, o que resta aos zimbabueanos?
E as perspectivas para o futuro não são mais animadoras: as sementes e os fertilizantes estão fora do alcance do comum dos agricultores. Faltam medicamentos, gasolina, electricidade e água…
Resta apenas, o enorme ego de um presidente e, os interesses instalados daqueles que o acompanham (dentro e fora do Zimbabué).
__
3 comentários:
http://www.guardian.co.uk/world/2008/feb/22/zimbabwe
Esse número que diz dá sete e tal por cento POR SEGUNDO.
Para dizer de algum modo: a inflação comer-se-ía a ela própria.
(já que tudo estagnaria por impossibilidade de poder transacionar)
De facto é um número que não dá para acreditar mas, é o número oficial.
Vale a pena dizer-vos que o Mugabe era um democrata e foi armado cavaleiro e Sir pelos ingleses e que até ele e a Zanu não terem tocado nas propriedades dos brancos ele era um génio financeiro e um democrta de quatro costados? Vale a pena dizer-vos que só no dia em que uns colonos brancos ficaram sem terras é que ele passou a ser um preto burro e um ditador?
Vale a pena dizer-vos que o colonialismo inglês em toda a África segregou os negros, lhes atribuiu as piores terras, as improdutivas, e reservou aos colonos brancos as melhores? Os créditos à produção? O apoio à exportação?
Isso acabou no dia em que intervencionaram as terras dos brancos.
Acabou no dia em que a população exigiu ao governo que repartisse com eles a riqueza dos colonos.
Só que as represálias foram o que foram e agora não há volta. Nem o país produz , nem os brancos têm possibilidade de regressar às terras...
Tem piada que era essa a receita do PCP par acabar com a crise...Privatizar os Bancos! Devia ser bonito!
MFerrer
Enviar um comentário