quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Pela Coragem de ser Livre


O dissidente chinês Hu Jia, conhecido lutador pelos Direitos Humanos que actualmente se encontra preso, foi galardoado pelo Parlamento Europeu com o prémio Sakarov. O prémio é atribuído anualmente a personalidades que se destacam na luta pelos Direitos humanos e pela Liberdade.
As autoridades chinesas, torceram, naturalmente, o nariz à atribuição deste prémia a Hu Jia e lamentaram "fortemente" a decisão do Parlamento Europeu, que classificam como uma "grande ingerência nos assuntos internos da China" e uma violação "das práticas internacionais".

Hu Jia, de 34 anos, está em preso desde Abril, altura em que foi condenado a três anos e meio de prisão "por incitar a subversão do poder do Estado e do sistema socialista". Hua, foi preso depois de ter participado por video-conferência nos trabalhos da Subcomissão para os Direitos Humanos do Parlamento Europeu, em 26 de Novembro de 2007. Hu, denunciou os abusos do governo chinês contra as vítimas de SIDA, pronunciou-se a favor da liberdade religiosa e criticou o impacto ambiental que algumas das grandes obras estão a ter na China, preocupou-se ainda com o destino dos milhões de chineses afectados pela construção da gigantesca barragem das Três Gargantas.

Sobre Hu Jia ver aqui e aqui. Ver arquivo do blog sobre China, aqui. Sobre a atribuição deste prémio ver, acolá.

Sem comentários: