segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Queridos ingénuos

“O Líder Supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, recebeu o alto-representante da ONU para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, com quem abordou os objectivos desta iniciativa que tem como objectivo o diálogo entre culturas e religiões, além de patrocinar projectos de apoio económico e social.

Durante o encontro, foi sublinhada a importância do diálogo como instrumento fundamental na superação de clivagens entre Estados, povos e culturas, e a necessidade de um maior aprofundamento das relações entre as diferentes esferas civilizacionais para eliminar preconceitos resultantes do desconhecimento. […]”.
in, DN

A diplomacia é um jogo de espelhos. O diálogo de civilizações, com o Irão, precisamente com o Irão na pessoa de Khamenei é uma perda de tempo. O regime iraniano, na proximidade de eleições presidenciais *entendeu organizar uma conferência para retocar a imagem. Nestas coisas, os ocidentais dão sempre jeito, a ONU prestou-se. Assim, num país onde existe um verdadeiro apartheid religioso organizou-se uma conferência sobre o diálogo de civilizações. Tudo isto se passou, sublinho num país onde se pode ser executado simplesmente, por ser cristão, budista, hindu ... pior que tudo, judeu.

Analise-se, ainda, a fotografia da oradora Mary Robinson. Veja, como o seu cabelo aparece despudoradamente sob o lenço. Por crimes como este, a polícia dos costumes, prende as infelizes faltosas não se comovendo sequer com a aflição do filhos (ver).

E falando de diálogo, terão os nossos queridos ingénuos (para não lhes chamar "idiotas úteis") dito algumas palavrinhas sobre isto?

Farzad Kamangar é um professor e activista curdo, de 33 anos, que foi condenado à morte em Fevereiro deste ano e que viu a sua sentença confirmada em Jullho apesar das pressões internacionais. Farzad Kamangar é um conhecido activista na defesa das minorias curdas e foi acusado de pertencer ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão. Kamangar está à guarda dos serviços secretos iranianos e terá sido submetido a tortura (coisa habitual, nas prisões iranianas). Se a pressão internacional e os apelos não forem bem sucedidos espera-se que seja executado nas próximas semanas.

Não sei se os Direitos Humanos fizeram parte da conversa entre Jorge Sampaio e o ayatollah Khamenei mas, pode subscrever este e outros apelos da AI antes que seja demasiado tarde.

____

... ainda outro exemplo ...

___

Revisitar a história recente do Irão, com as memórias da última Imperatriz, Farah Diba...

Sem comentários: