terça-feira, 26 de agosto de 2008

Baú de Recordações [6]

Bacalhoeiro Capitão Ferreira, Talaminho 2008
via SHIPS AND THE SEA

O dia do Seixal na Expo’98…

Alfredo Monteiro justificou esta presença[…] devido à condição ribeirinha do nosso município e à sua dependência secular das marés.

…a autarquia considera prioritária a defesa e a revitalização “deste local” [baía]…

O plano de valorização surge no âmbito de um quadro de desenvolvimento integrado e de um Concurso de Ideias promovido pela câmara em 1993.”

E o que previa este projecto?

  • Preservação do património natural nomeadamente da área “onde estão incluídos os ecossistemas dos sapais de Corroios e do Rio Coina”;
  • Recuperação de “um vasto conjunto patrimonial edificado, reconstruindo a paisagem, valorizando a imagem dos núcleos urbanos, mantendo a sua relação com o rio e melhorando a sua função residencial.”
  • Criacção de infra-estruturas que possibilitem o acesso às condições naturais da baía […] reaproveitamento de espaços como o da Ponta dos Corvos ou de antigos estaleiros …”

O arquitecto [Luís Caiado] informou que “uma aquisição de terrenos vai permitir a execução de um grande plano para um parque verde urbano, central em relação ao concelho, em que a baía será parte integrante. Salvaguardar-se-á quer a flora, quer a fauna marítima, nomeadamente na zona do sapal.”

"O evento terminou com um beberete [como não poderia deixar de ser]"

in, Repórter do Seixal, 3 de Julho de 1998

Dez anos depois estamos na estaca ZERO. A câmara doSeixal contínua a fazer propaganda com base nos mesmos temas e ideias. Nada aconteceu. O tempo parou neste concelho?

Sem comentários: