terça-feira, 5 de agosto de 2008

GULAG - Memórias da Sibéria


GULAG - Administração Central dos Campos de Trabalho Correctivo. Os campos situavam-se na taiga siberiana.

A “invenção” destes campos de trabalho pertence à Rússia czarista, Fédor Dostoievski proporciona-nos uma antevisão de um conceito que as autoridades soviéticas haveriam de refinar em "Recordações da Casa dos Mortos".

Depois dele, ainda em tempos czaristas Joséf Stalinin esteve a cumprir pena neste campo de trabalho, razão porque era chamado de "Panteão de Estaline"... e uns anos mais tarde foi Soljenitsyne (que cumpriu uma pena de 8 anos) a relatar a horrível verdade escondida nas profundezas da Sibéria.


Presos políticos e criminosos (cerca de 120 por camarata) partilhavam as barracas de madeira (contra o frio siberiano!). O vestuário e a escassa comida eram apenas o suficiente para sobreviver.
O trabalho forçado desenvolvia-se em condições infra-humanas sob temperaturas negativas, e com o auxílio de ferramentas desadequadas. Na construção deste caminho-de-ferro agora desactivado (entre Igarka e Salechard) morreram 300 000 prisioneiros.

Fonte: An Excursion to Gulag

1 comentário:

Anónimo disse...

Toda a gente sabe que existia gulags (campos de concentração ) na antiga URSS, apenas os saudosistas do Partido Comunista Português é que não sabem... não adianta.. é como os apologistas de Hitler que também negam o holocausto e que afirmam que os campos de concentração eram campos de férias . Nisto os extremismos aproximam-se são cegos ou fazem-se cegos.. Quando a cegueira é grande não vale a pena... vão dizer que é imparcial, que são campanhas anti-comunistas, não vêem ou não querem ver o que todos sabem.