sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O preço da vitória


A vitória da Rússia sobre a Geórgia foi esmagadora. Provou que o exército está inteiramente operacional, e do ponto de vista interno foi geralmente bem recebida pela opinião pública russa depois do trauma do desmembramento do império soviético. No plano imediato foi uma vitória da dupla Putin-Medvedev que provaram que a Rússia tem o seu lugar entre as superpotências (curiosamente, ou talvez não, na mesma altura em que a China se arvorou também como tal).

Depois de quase quinze anos em que sucessivas fragmentações aumentaram a percepção interna de vulnerabilidade, ao mesmo tempo, que no plano externo os líderes ocidentais se esforçavam por torná-la num “parceiro digno de confiança”, a Rússia mostrou ao mundo capacidade e determinação para agir e vencer no plano militar. Mas, embora possa parecer a verdade é que não há um “eterno-retorno”. As circunstâncias de hoje são bem diferentes das que existiam em 1968 (Primavera de Praga). Nesta altura, quando as forças do Pacto de Varsóvia invadiram a Checoslováquia, nessa altura, Moscovo não estava isolada nem ideológica, nem politicamente. Os apoios recebidos, em 2008, limitaram-se a Cuba e à Venezuela.

Com esta indiscutível vitória militar, Moscovo, parece, apesar de tudo, estar a falhar objectivos primordiais: derrube de Saakashili e a sua substituição por um governo pró-Kremlin; controlo do oleoduto; manutenção da Geórgia fora da Aliança Atlântica. Relativamente ao primeiro, parece-me, agora, evidente que Moscovo não tinha nenhum nome para substituir Saakashvili, assim sendo, e não podendo manter-se indefinidamente no terreno sem arriscar um cada vez maior isolamento internacional o controlo do oleoduto estará fora de causa. Mais, na medida em que a percepção de ameaça aumentou penso que a Europa tudo fará para, no futuro, diversificar os fornecedores/fontes de energia. Por outro lado, a adesão da Geórgia à NATO (depois de resolvido o problema das regiões da Abecásia e Osséssia) poderá ser a forma da Europa e da NATO ganharem iniciativa política e, fazerem algo de concreto. Aliás, a instalação do escudo anti-mísseis e dos Patriot na Polónia, já são por si só uma resposta, tal como o congelamento da cooperação militar e, a eventual expulsão do G8, ou o boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi.

Todas estas medidas poderão contribuir para a sensação de claustrofobia que a Rússia tem sentido tradicionalmente no seu território continental. São os países vizinhos da Rússia que tem dado mais sinais de nervosismo, e nem sequer estou a falar da Polónia, da Ucrânia ou dos países Bálticos. Falo de países “amigos”, como a Bielorrússia, cujo presidente Alexander Lukashenko apesar de continuar a louvar Moscovo ordenou ao seu ministro dos negócios estrangeiros que “estreitasse laços com a EU e os EUA. “ É que a atitude de Moscovo para com as províncias secessionistas da Abecásia e Ossessia, poderá vir a criar sérios problemas às comunidades russas emigradas/ fixadas nos países limítrofes, que já eram “tomadas de ponta” e, que agora serão olhadas como uma ameaça real à soberania e integridade dos países de acolhimento. Até porque os efeitos da invasão na Geórgia se farão sentir na política interna de alguns países onde existem partidos pró-Rússia (grupos de eslavófilos, herdeiros da tradição comunista, grupos económicos com interesses na área das matérias-primas e energia) , que se opõem às revoluções “laranja” e “rosa” e que poderão ser revitalizados o que aumentará a tensão política interna desses países e criará as condições propícias para a “desconfiança” e consequente manutenção do clima de tensões e ameaças na região, com o consequente, do isolamento russo.

__________

A Osséssia do Sul voltou a pedir a Moscovo o reconhecimento da sua independência. Eis mais uma questão que promete deixar a Rússia isolada no Conselho de Segurança. Alguém está a ver a China (já não falo de outros membros do CS), a apoiar esta pretensão tomada contra o princípio da soberania?

_____________

"Investors pulled their money out of Russia in the wake of the Georgia conflict at the fastest rate since the 1998 rouble crisis, new figures showed on Thursday." Texto integral

____________

Entretanto a Rússia continua a brincar ao "faço que retiro mas não retiro".

Sem comentários: