quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Eterno retorno (4) - invasão da Checoslováquia


"Os crimes* do Império Russo foram sempre perpetrados ao abrigo de uma discreta penumbra. Tanto da deportação de meio milhão de lituanos e da morte de centenas de milhares de polacos, como da liquidação dos tártaros da Crimeia não restaram provas fotográficas nenhumas, ficando tais acontecimentos gravados apenas na memória como algo de indemonstrável que, mais cedo ou mais tarde, se faria passar como uma mistificação. A invasão da Checoslováquia em 1968 foi, pelo contrário fotografada, filmada e arrumada nos arquivos do mundo inteiro."
Kundera

Em Agosto 1968 o exército soviético invadiu a Checoslováquia (a 21 de Agosto chegou a Praga).
Foram necessários 5000 tanques e, de centenas de milhares de soldados para acabar com o sonho dos checos e eslovacos.

As fotos de Josef Koudelka documentam esta história de forma dinâmica. Veja-as, aqui.

***
Sobre os crimes da era estalinista, ver aqui.

"As tropas vão começar a retirar-se da Geórgia até ao final desta semana" Texto integral

2 comentários:

Anónimo disse...

O problema é que a Rússia nunca foi nem é uma democracia.

Os czares viviam na opulência (com relojoeiros estrangeiros que recebiam fortunas), enquanto o povo via na miséria. Depois dos czares chegou o comunismo responsável por muitos crimes contra a humanidade , com Estaline e Lenine até à perestroika (com líderes para esquecer como Brejnev e outros que já ninguém se lembra como Chernenko).

Sucedeu o Ieltsin que apenas privatizou empresas do Estado a preços de saldo e fez crescer as máfias russas, para não falar da ocupação do parlamento a tiros de canhão (uma imagem que não esqueço, se não concordava com o dito dissolvia-o, não era preciso sangue).. Depois veio O Putin, autoritário, mas carismático, que usou de mão de ferro com a Chechénia (a quem impede qualquer autonomia, poucos no Ocidente criticaram, talvez por serem muçulmanos), mas defende os separatistas da Ossétia do Sul e da Abecásia, pouca coerência???. Além disso fechou jornais e televisões independentes. Putin, um democrata??? Claro que não.

O actual presidente é um fantoche do Putin (é quem manda)

O problema é que os chamados democratas russos apenas estão interessados em privatizar e dar tudo aos estrangeiros, deixando a maioria da população na miséria, o neoliberalismo e não têm qualquer carisma nem popularidade (os péssimos resultados que tiveram não admira). Oposição os comunistas ortodoxos (sem nenhuma credibilidade) para não falar dos ultra-nacionalistas dos Jirinovski)

A Rússia infelizmente só conheceu a ditadura, nunca existiu DEMOCRACIA, tipo ocidental.

hkt disse...

Sobre a democracia russa não posso deixar de aconselhar a visualização deste debate entre candidatos à presidência. É um daqueles casos em que as imagens dizem tudo:
http://hekate-hkt.blogspot.com/2008/03/debate-animado.html