segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A Cauda

via, Georgia Ink

Este ponto da situação feito por um cartoonista georgiano em 30 de Julho passado, antes das hostilidades propriamente ditas. E de facto, os territórios em questão que representam eles para a Rússia? A cauda, nada mais do que isso.
Ou, se preferirmos a oportunidade de mostrar ao mundo que o velho urso está de volta. Mas, este regresso do fero "urso", por muito que agrade a todos os que temem um mundo unipolar dominado pela América, e por muito que agrade ao saudosistas (internos) do "antigamente" não é isento de custos.
A notícia da decisão da Duma vem no mesmo dia em que se inensificam as tensões na localidade de Akhalgori (na região fronteiriça da Osséssia do Sul com a Geórgia) , nesta localidade os grupos paramiliateres estariam a aterrorizar a população (mista), e os georgianos estariam a concentrar os seus militares (as versões/razões mudam de acordo com a perspectiva do terreno). Contínuo a pensar que os russos esperam apenas uma oportunidade, um pretexto, um pequeno "nada" para criar um incidente e derrubar o governo eleito de Tbilisi. A primeira guerra de nervos foi ganha pelos russos, será que a Geórgia aprendeu a lição? Ou será, que vai mais uma vez perder a cabeça por causa de uma cauda?
Ver, também aqui.E também, esta notícia, de hoje [26 de Agosto] nada tem de surpreendente, alguém esperaria outra coisa?
Primeiras reacções da diplomacia europeia a esta anexação (sim, porque realmente ninguém acredita na independência destes enclaves), ver, Le Figaro.

2 comentários:

Antonio disse...

olá....encontrei seu blog no site publico.pt.....ainda quero te ler mais...mas agora preciso descansar um pouco...aqui são 0,40 da terça feira.rsrs...

caloroso abraço

hkt disse...

Será sempre tempo de voltar... :)