segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A notícia de que o Conselho da Federação ou Senado russo aprovou por unanimidade o reconhecimento da independência da Osséssia do Sul e da Abecásia, não constitui uma surpresa.

O que vai ser interessante é saber, até que ponto a Rússia está isolada. No passado, a invasão da Checoslováquia, por exemplo, contou com o apoio um conjunto de países “irmãos” e “amigos” que nos vários fóruns internacionais tomaram a sua defesa mas, a morte do comunismo, veio alterar tudo isso.

Veremos, quantos e, quais os países que estarão dispostos a reconhecer estes minúsculos territórios como estados independentes (sabendo que eles estão condenados a ser estados-tampão, sem qualquer autonomia relativamente à Rússia) neste mundo pós-ideológico. Veremos, de que forma a opinião pública russa reagirá perante o previsível isolamento internacional e de que forma a dupla Medvedev-Putin irá aproveitar este isolamento para consolidar o seu poder autocrático (os inimigos externos nunca deixaram, verdadeiramente, de estar na moda po aquelas bandas).

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim é verdade que estes dois estados serão estados falhados e dependentes de Moscovo e não serão reconhecidos por mais ninguém, tal como sucede com a República do Norte de Chipre (reconhecida apenas pela Turquia, ninguém condena este país???) e que dizer do Kosovo (apenas apoiado apenas pelos Estados Unidos da América e alguns países da OTAN, felizmente Portugal ainda não o fez, porque deste modo tem toda a legitimidade e moral para recusar a independência destes estados, facto que outros não têm..

Se estes territórios (Ossétia do Sul e Abecásia) pertencessem à Rússia e fossem de maioria georgiana, começava-se a falar de independência e não de separatismo, realmente as relações internacionais são uma verdadeira hipocrisia

Na minha modesta opinião, nem o Kosovo, nem estas repúblicas têm qualquer viabilidade, serão sempre estados tutelados (uns pelos russos, e o Kosovo pelas tropas da NATO).

A própria Rússia tem problemas internos: Chechénia, Tartária, Sibéria, etc , se decidem separar-se da Rússia, que vai fazer Putin???? Claro vão receber resposta muito dura...

Relações internacionais = HIPOCRISIA

Russos e Estados Unidos = HIPÓCRITAS, SÃO AMBOS Hipócritas, nenhum pode falar de fronteiras internacionalmente reconhecidas (O Kosovo pertence à Sérvia), tal como as ditas repúblicas pertencem à Geórgia, mas se se reconhece o Kosovo, porque não se se reconhece aquelas repúblicas????