sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Sobre a cegueira

Não se pode deixar de ficar perplexo com a leitura do Avante e perante a análise marcadamente ideológica (logo restrita) que é feita da realidade.

De facto, o que dizer disto:

“[…]o Partido Comunista Português:
1 – Expressa a sua solidariedade a esta activista espanhola [Remedios Garcia Albert] dos movimentos pela paz e de solidariedade com os povos […]
4 – Chama a atenção que a detenção de Remédios Garcia foi efectuada à luz de legislação dita «antiterrorista» que, em nome de um suposto combate ao terrorismo, visa a restrição das liberdades dos cidadãos e a criminalização das pessoas e organizações que não se rendem à ordem mundial do imperialismo.[…]”
[Sobre a prisão de Remedios Albert, ver aqui]

Ou disto:

“Não espanta pois que o TPI se preste a tais propósitos [no Zimbabué, “o imperialismo não desiste da sanha reconquistadora e recolonizadora – o real leitmotiv das suas campanhas contemporâneas em África, travestidas de humanitarismo, promoção da «boa governação» ou combate ao terrorismo”; no Sudão, “os planos expansionistas dos EUA e da NATO que nos últimos anos não esconderam o desejo de intervir naquela zona estratégica e rica em recursos petrolíferos…” e combater “a influência «nefasta» da China”].
"[ O TPI é] um instrumento supranacional da justiça de classe dos poderosos. Seria excessivo, talvez, esperar que afrontasse as causas estruturais da exploração e miséria humanas no planeta, apontando o dedo à iníqua ordem vigente. Tão-pouco os crimes de guerra de Bush & Cia: não esperarão pelo TPI os milhões de vítimas das guerras de ocupação, do Iraque à Palestina. Os carrascos da bárbara agressão à Jugoslávia podem continuar a interceder por novas guerras de rapina. Guantánamo e os voos da CIA permanecerão uma miragem.”

Estas ligações, estas solidariedades, esta incapacidade de ver para além da ideologia é para mim, absolutamente espantosa. O maniqueísmo dela resultante é assustador. Uma realidade a preto e branco, sem cinzentos. Em que o “mal” (identificado como americanos/capitalismo) está claramente identificado e tudo é legitimo e legitimado em nome da luta contra esse "mal". Trata-se de uma simplificação muitíssimo perigosa da realidade que leva à legitimação das piores atrocidades em nome daquilo que se pretende ser o "bem".

2 comentários:

joshua disse...

É a ortodoxia e dogmatismo no seu pior.

PALAVROSSAVRVS REX

Anónimo disse...

Há coisas que estão para lá de qualquer comentário racional, tal é a sua total falta de sensatez.