segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Televisão: uma janela para a guerra no Cáucaso

:


As televisões russas têm estado a emitir as notícias do assalto georgiano à capital da Osséssia do Sul, dando o natural destaque à notícia mas, praticamente, omitindo o bombardeamento da Geórgia por parte dos militares russos.

O canal de televisão Russia Today (em língua inglesa) publicou on-line histórias desta guerra mas sobre os bombardeamentos russos, diz apenas, que o seu correspondente em Gori “não pôde obter confirmação”. Numa outra notícia ironiza-se sobre a chegada dos “… ministros dos negócios estrangeiros ao bombardeado aeroporto de Tblisi”.

Destaque mereceram ainda as manifestações de jovens nacionalistas russos apoiando a acção do Kremlin.


1 comentário:

Anónimo disse...

Não dou apoio a nenhum dos países porque não simpatizo em especial com nenhum deles Apenas faço uma pergunta: Que diria a NATO e a União Europeia se estes territórios estivessem na Rússia e aí vivessem georgianos? Claro, que iriam apoiar os georgianos, surgiriam relatos de populações aterrorizadas pelos ocupantes russos, não seriam separatistas, mas independentistas. Aqui o caso é ao contrário são separatistas, que relações internacionais tão hipócritas...

Os Russos não querem é perder a sua posição geo-estratégica naquela área, o seu interesse em proteger as populações é um tanto ao quanto hipócrita e está furiosa pelo facto da Geórgia querer entrar na OTAN..


Resumindo e concluindo nenhum dos lados tem completa razão e nenhum dos lados é completamente mau ,isso só acontece num mundo maniqueísta dos filmes de Hollywood.

Quando rebentará o conflito entre a Arménia e o Azerbaijão por causa do enclave de Nagorno Karabah, em que história é em tudo semelhante: esse território fica em território do Azerbaijão, mas a população é quase toda arménia. Se esses dois países pretenderem entrar na NATO, que posição vai ter a NATO ( ambos os países são amigos da Europa e dos EUA) irá apoiar o Azerbaijão (fronteiras reconhecidas) ou a Arménia (maioria da população é arménia???

Estamos perante um mundo que em diplomacia internacional é totalmente hipócrita (apoia a violenta ditadura chinesa apenas por motivas económicos e estratégicos)


Porque motivo o Kosovo quer ser independente??? Apenas o motivo étnico, então vamos criar um estado catalão, basco, canário, balear,cantábrico, andaluz, extremenho bretão, galês, escocês, corso, galego, etc, etc....

Agora não há desculpa para os kosovares, na Sérvia está um governo pró-ocidental, amigo dos Estados Unidos, porque motivo dar independência àquele teritório, que vai ser um país que vai viver às custas dos subsídios e de ajudas económicas ou militares de outros para poder sobreviver, mais um estado falhado, como outros que pululam neste mundo.)