quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Amizades explosivas

Caracas - Foto de D. Serebrisky

A Venezuela e a Russia vão desenvolver, em Novembro ou Dezembro, um exercício naval no mar das Caraíbas, anunciou o presidente Chávez no seu programa semanal.
De acordo com diversos relatórios, os oficiais da marinha venezuelana disseram que 4 navios de Guerra russos e fragatas equipadas com mísseis, barcos patrulha e aviões da Venezuela irão tomar parte deste exercício.
“A Rússia é um parceiro estratégico para a Venezuela e nós faremos todo o possível para o sucesso deste exercício”, disse Chávez.
Entre 2005-2006 a Venezuela comprou à Rússia 50 helicópteros de combate, 24 aviões de combate 24 SU-30, 12 sistemas Tor-M1 de defesa anti-aérea e ,100 000 metralhadoras AK-103. Os contratos de armamento com a Rússia têm um valor de cerca de 4 biliões de dólares. A Venezuela, terá já assegurado o fornecimento de submarinos, aviões de transporte e sistemas anti-míssil.
Depois, de lido este despacho da Novosti apeteceu-me, subitamente ser demagógica e questionar-me sobre o que poderia ser feito com todo este dinheiro se investido em habitação, educação, saúde … mas, claro isto é demagogia pura.
***
"Hugo Chávez, denunciou ontem à noite (hora portuguesa) ter conhecimento que políticos opositores do seu regime e militares aposentados "continuam a preparar um golpe de Estado" e advertiu que "o contra-golpe será demolidor". in, Público


Sem comentários: