quinta-feira, 25 de setembro de 2008

China: o pesadelo da segurança alimentar (2)

O China Daily explica, hoje, o "escandâlo do leite", diz o jornal que as companhias compram o leite a produtores individuais ou em "estações" de recolha. Em qualquer um dos casos, a tecnologia primitiva e a má gestão dos recursos tem um impacto negativo na qualidade do leite. Pior, existem "vazios" que podem ser aproveitados para vantagem dos intermadiários.
As empresas apenas fazem testes de rotina aos produtos, analisam a quantidade de água, proteínas, gorduras, e resíduos de anti-biótico.
No teste das proteínas, por exemplo, apenas se registam os níveis de nitrogénio sem especificar que proteínas estão presentes no leite.
A melamina, rica em nitrogéneo mas banida da produçao alimentar, era adicionada ao leite, que tinha sido diluído numa grande quantidade de água. De acordo com a polícia chinesa a melamina estava a ser adicionada, pelo menos, desde 2005.

Assim sendo, não é de estranhar que a UE apesar de não importar produtos lácteos da China desde 2005 receie que outros produtos "...derivados de leite ou que contenham esse ingrediente na sua composição, como bolachas, bolos e chocolate, entrem nos mercados europeus. Os especialistas dos 27 estados membros receberam hoje a proposta da comissão europeia e deverão actuar já a partir de amanhã.", no sentido de banir estes produtos dos mercados europeus.

"O PÚBLICO entrou hoje num supermercado no norte do país e comprou bebidas de leite chinesas, apesar de, há seis anos, a União Europeia ter decretado um embargo a estes produtos."...entretantoa ASAE ... "a ASAE emitiu um comunicado onde confirma que “a importação de leite e produtos lácteos provenientes da China é proibida na UE desde 2002” ... mas como já disse aqui é quase impossível garantir que não chegam produtos contaminados às prateleiroas dos supermercados europeus.
...e ainda...

Sem comentários: