sábado, 27 de setembro de 2008

China: o preço da harmonia Olímpica


Durante meses os pais chineses envenenaram os seus filhos sem o saberem mas, e se…
…e se as autoridades chinesas tivessem camuflado o escândalo do leite para preservar a harmonia dos Jogos Olimpícos? E se os jornalistas chineses, tivessem sido impedidos de relatar o que os pais preocupados lhes contavam sobre o estado de saúde dos seus filhos? E, se o escândalo tivesse permanecido, deliberadamente, na sombra para não perturbar os Jogos Olímpicos?
Em Maio a autoridades sanitárias chinesas investigaram as companhias distribuidoras de leite para bebés e chegaram à conclusão que 99% delas correspondia aos requisitos de segurança. Agora, o governo vem dizer que era incorporada melamina…
Fu Jianfeng, editor de uma publicação independente, descreveu no seu blog pessoal que desde Julho que se sabia que as crianças estavam a adoecer mas, não pôde publicar a história devido à censura: “Percebi que se tratava de um desastre em larga escala mas não pude enviar repórteres”.
Em 30 de Junho, um mãe da província de Hunan escreveu uma carta detalhada pedindo a ajuda da “ASAE” chinesa. A carta (publicada na internet), descreve o número crescente de bebés hospitalizados devido a problemas renais depois de terem ingerido o leite da Sanlu. As queixas foram em vão, embora ela tenha escrito :”Urgente! Urgente! Urgente! Por favor investiguem a fórmula ou, mais bebés ficarão doentes.”
A Sanlu, é uma joint venture com a Nova Zelândia (43% do capital). A Administradora, que é designada pelo Partido Comunista (Província de Hebei) terá procurado evitar , a todo o custo, a divulgação das notícias que, aliás, só se tornaram conhecidas quando os neo-zelandeses insistiram para que houvesse uma investigação. Só então Pequim terá tomado conhecimento…
Nesta última semana, as notícias sobre o caso têm sido subtilmente filtradas pela censura que também tem “limpo” a internet de posts inconvenientes.
***
Agora, as preocupações chegam a todo o Mundo. E do leite e seus derivados, a preocupação estendeu-se às bolachas, chocolates, caramelos...

Sem comentários: